sábado, 17 de maio de 2008

As sociedades de consumo

Sociedade de consumo é um termo usado para designar as sociedades que têm uma alta taxa de industrialização e um alto poder de compra de bens e serviços, os quais são comprados em massa por essas sociedades. Sobre a sociedade de consumo são feitas críticas positivas e negativas.
Positivas: a sociedade de consumo é fruto de um alto desenvolvimento que chegou a determinadas sociedades. A maior parte da população dessas sociedades foi beneficiada, podendo ter acesso a uma grande quantidade de produtos, promovendo-se então, uma maior igualdade social.
Negativas: pode-se afirmar que a sociedade de consumo é uma sociedade que se rendeu ao capitalismo, e por isso, sofre grande influência deste, o qual se preocupa apenas em vender. Do ponto de vista ambiental, a sociedade de consumo é uma sociedade insustentável, pois a natureza, a qual oferece a matéria prima para as indústrias, não consegue se repor ao ritmo da produção e venda de produtos. Cabe também acrescentar que além da natureza, os países subdesenvolvidos também sofrem. Estes ficam submissos as vontades dos países desenvolvidos, e não conseguem se preocupar com as condições de vida que são oferecidas a sua população.

Nenhum comentário: